sexta-feira, janeiro 02, 2009

Segurança.

Uma das muitas regras para a bagagem de mão nos aviões especifica que produtos como champô e desodorizante devem ir em frascos dentro de sacos de plástico transparente. A ideia deve ser impedir os terroristas de levar explosivos dentro de frascos de champô em sacos de plástico transparente. Há umas semanas, a Rhona Mahony do Wild Bee embarcou com 3 frascos num saco de plástico transparente. Um continha carvão em pó, outro salitre e o terceiro enxofre. Os frascos estavam rotulados de forma visível mas não atraíram a atenção dos seguranças. O que os levou a analisar a mala para detectar vestígios de explosivos foi uma flauta de bambu com ar suspeito. Mesmo assim a máquina não acusou nada.

O teatro que a Transport Security Agency encena, uma produção de três mil milhões de dólares por ano com quarenta e oito mil figurantes, tem pouco a ver com segurança. O propósito é mostrar que se faz coisas. É o equivalente anti-terrorista do xarope de cenoura com açúcar mascavado no combate à pneumonia, só que muito mais caro e incomodativo. Não é por isso de esperar que os agentes que inspeccionam a bagagem à procura de explosivos saibam que carvão, salitre e enxofre são os ingredientes da pólvora.

O artigo está disponível aqui. Via Schneier on Security.

10 comentários:

  1. Éo chamado falso sentimento de segurança. Funciona às mil maravilhas. Foi como no vestival de rua de Edinburgo. "Posso revistar a sua mala?"; "Sim, claro!". Abri a mochila, ela olhou lápara dentro como nao viu nada à superfície, pode seguir. Claro que por debaixo das luvas e do pacote de sumo poderia facilmente ter escondido uma arma,mas isso não interessa!Quem é que ia esconder uma arma debaixo deumas luvas e um pacote de sumo!!!

    ResponderEliminar
  2. Por cá tb se fazem coisas assim engraçadas. Como por exemplo proibir a entrada de garrafas de água com tampa num recinto de um festival em oeiras, qd dentro do recinto se podem encontrar pedras do tamanho de bolas de golf.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. cenoura com açúcar mascavado no combate à pneumonia?!?!

    Foge, essa indicação terapêutica é nova... e parece algo perigosa! Hummm... não será, afinal, o remédio caseiro para aliviar a tosse nas crianças, ainda aconselhado por pediatras, hoje em dia? Bem, do que me recordo de há quase meio século... puxa, tanto tempo!... it must be! :)

    Embora nada tenha a ver com o tema, mas tão somente com esse doce aparte carotenóide, aproveito para deixar 2 links importantes acerca da investigação médica actual sobre o cancro e o papel da alimentação e outros factores ambientais na sua prevenção.

    O 1º é de Setembro de 2008, proveniente da Universidade do Texas:

    Cancer is a Preventable Disease that Requires Major Lifestyle Changes

    O 2º é um relatório colossal (mais de 500 páginas!) de 2 instituições especializadas no estudo dessa patologia - World Cancer Research Fund e American Institute for Cancer Research:

    Food, Nutrition, Physical Activity, and the Prevention of Cancer: a Global Perspective

    No fundo, pensando melhor, isto até não está tão deslocado assim no tema da segurança aérea. Afinal, também há por aqui muita química e, mais ainda, um alerta para o auto-terrorismo destrutivo como tratamos este nosso corpo, impossível de ser fabricado por qualquer meio, simples ou sofisticado...

    Rui leprechaun

    (...o veículo físico perfeito em todo o lado! :))

    ResponderEliminar
  5. Leprechaun,
    ora viva! Andavas muito desaparecido. Se foi para fazer uma cura de inteligibilidade: resultou. Percebi o teu comentário inteirinho, pude lê-lo de uma ponta à outra e até achei os links interessantes.
    Ano novo, vida nova?
    Beijos
    Cristy

    ResponderEliminar
  6. Anónimo,

    «Por cá tb se fazem coisas assim engraçadas. Como por exemplo proibir a entrada de garrafas de água com tampa num recinto de um festival em oeiras, qd dentro do recinto se podem encontrar pedras do tamanho de bolas de golf.»

    Se dentro do recinto vendiam garrafas de água a um preço muito acima do preço nos supermercados, era outra forma de aproveitar a alegada "segurança"...

    ResponderEliminar
  7. Rui,

    Esse xarope não é recomendado pelos pediatras. Pelo menos, nunca me recomendaram isso, e já tive vários problemas com essas coisas com os meus miudos...

    Quanto ao cancro ser de origem principalmente ambiental isso não é novidade. Felizmente, há poucos casos de pessas a nascer com cancro.

    Mas nota que os acidentes rodoviários são de origem ambiental também. Isto não quer dizer que seja fácil prevení-los por completo.

    ResponderEliminar
  8. Para o teste nem era preciso levar os compostos da dinamite.

    Basta comprar umas garrafas de vodka, uns lenços e um isqueiro (ou levar uma carteira de fósforos no bolso) na duty free shops e fazer uns cocktails a bordo.

    BOOOM!

    ResponderEliminar
  9. Mais receitinhas com mel... às maninhas sou fiel! :)

    Ora bem, o mel ou açúcar mais a cenoura às rodelas é de facto uma mezinha simples muito conhecida e, repito, ainda aconselhada por alguns pediatras... talvez da velhíssima guarda! Ou nem tanto assim, como se pode ver neste artigo Um sintoma chamado tosse.

    De notar que a finalidade dessa mistura, à qual ainda se podem acrescentar umas gotas de limão, é apenas facilitar a expulsão das secreções ou a expectoração. Daí ser especialmente aconselhado às crianças, que tendem a engolir o muco em vez de o cuspir.

    Para a gente crescida e barriguda tenho outra receita milagrosa ainda mais prática e não tão conhecida... vinagre e mel contra a azia e refluxo esofágico!

    Mas atenção, que o vinagre deve ser de cidra da melhor qualidade possível, de preferência orgânico. 1 ou 2 colheres de chá de ambos os ingredientes, bem dissolvidos num copo de água morna, e tomado em pequenos goles após a refeição... eis o antiácido ideal!

    Deveras, esta mistura é aconselhada para eructação excessiva e todo o tipo de indigestão devida a excesso de acidez gástrica, algo que se vem tornando cada vez mais frequente, sobretudo com os péssimos hábitos alimentares que também se estão a globalizar!!!

    Por fim, para quem não tiver o vinagre de cidra à mão, mastigar uma maçã, de preferência vermelha, também serve. Pois, afinal...

    An apple a day keeps the doctor away!

    Para Gnominhos lorpas é assim...

    Rui leprechaun

    (...rilhando a maçãzinha no jardim! :))


    PS: E também pràs lindas Evas, ora essa, se no pomar do Éden a macieira bem floresça!!! :D

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao cancro ser de origem principalmente ambiental isso não é novidade. Felizmente, há poucos casos de pessas a nascer com cancro.


    A questão não é propriamente essa, se o cancro é congénito ou mesmo hereditário.

    Aquilo que mais importa salientar nesse estudo e no super-relatório... ambos fresquíssimos, 2007 e 2008!... é a enorme desvalorização dos factores genéticos na oncogénese.

    A este respeito, eis o que diz o Abstract do estudo da Universidade do Texas:

    Only 5-10% of all cancer cases can be attributed to genetic defects, whereas the remaining 90-95% have their roots in the environment and lifestyle. The lifestyle factors include cigarette smoking, diet (fried foods, red meat), alcohol, sun exposure, environmental pollutants, infections, stress, obesity, and physical inactivity. The evidence indicates that of all cancer-related deaths, almost 25-30% are due to tobacco, as many as 30-35% are linked to diet, about 15-20% are due to infections, and the remaining percentage are due to other factors like radiation, stress, physical activity, environmental pollutants etc. (...) we provide evidence that cancer is a preventable disease that requires major lifestyle changes.

    Isto mesmo é corroborado pelo relatório da World Cancer Research:

    The most impressive initial evidence showing that patterns of cancer are altered by environmental factors, and are not mainly genetically determined, comes from studies describing changes in the rates of different cancers in genetically identical populations that migrate from their native countries to other countries.

    Já agora, deixo a citação final como comentário no tema mais recente sobre a informação e o DNA... ainda se fala disso por cá, essa longa discussão perspectiva um maná!!! :)

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.